Câmara de Igarassu concede Medalha Duarte Coelho em noite de sessão solene

por Câmara de Igarassu — publicado 10/03/2023 11h40, última modificação 14/03/2023 11h18
A honraria foi entregue a personalidades que prestaram notórios serviços ao município

A noite da última quinta-feira (9) foi marcada por emoção e homenagens na Câmara Municipal de Igarassu. Em sessão solene, os vereadores concederam a Medalha Duarte Coelho, maior comenda concedida pelo órgão, a personalidades que se destacaram em suas respectivas funções e prestaram notórios serviços ao município.

Conduzida pelo presidente da Casa de Duarte Coelho, vereador Luiz dos Passos Jr, a sessão solene contou com a presença da prefeita de Igarassu, Professora Elcione Ramos, e do deputado estadual Mário Ricardo.

No início do evento, o vice-presidente da Câmara, vereador Neinho do Povo, relembrou a história de Duarte Coelho. O navegador, que dá nome à casa parlamentar, chegou à cidade de Igarassu em 9 de março de 1535. A data, que marcou o início da história do estado de Pernambuco, foi relembrada com a entrega da condecoração.

A primeira pessoa homenageada foi José Trindade Paiva, conhecido como Professor Trindade. Ele recebeu a condecoração das mãos do filho e vereador Anderson Trindade.

“José Trindade Paiva vem para iluminar, abençoar vidas, através de uma importante ferramenta. Eu acredito que nós teremos êxito em uma pátria educadora se nós valorizarmos a educação. E ele veio defender essa causa, defender essa bandeira”, comentou o parlamentar.

Entre os homenageados também estava a cantora e compositora Lia de Itamaracá, considerada a rainha da ciranda. Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2005, ela recebeu a medalha do vereador Lula do Lazerão.

“É com muito amor e carinho que eu me desloco de Itamaracá para receber essa medalha maravilhosa. Eu atravessei trancos e barrancos para ser Lia, com todas as minhas espadas, e ainda estou lutando. Deus é quem sabe onde eu posso chegar”, comentou a artista.

A cerimônia de entrega da Medalha Duarte Coelho foi acompanhada presencialmente pelo público no plenário da Câmara Municipal de Igarassu e transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook.

Assista à sessão solene clicando aqui.

Veja, abaixo, a relação completa com as pessoas agraciadas com a Medalha Duarte Coelho na última quinta-feira:

Professor José Trindade - homenageado pelo vereador Anderson Trindade

Padre Ivan Maciel Barbosa - homenageado pelo vereador Son Albuquerque

Paulo de Souza Bezerra - homenageado pela vereadora Erika Uchôa

Maria Madalena Correia do Nascimento (Lia de Itamaracá) - homenageada pelo vereador Lula do Lazerão

Adalberto Balbino da Silva (Babá) - homenageado pelo vereador Luiz dos Passos Jr

Danilo Sávio de Lima - homenageado pelo vereador Irmão Darlan

Eraldo Vicente de Brito - homenageado pela vereadora Prazeres Barbosa