Câmara de Igarassu concede Medalha Vereadora Dalila Vera Cruz em sessão solene

por Câmara de Igarassu — publicado 31/03/2023 10h05, última modificação 08/04/2023 13h15
A honraria foi entregue a mulheres que prestaram notórios serviços ao município

A tarde da última quinta-feira (30) foi marcada por emoção e homenagens na Câmara Municipal de Igarassu. Em sessão solene, os vereadores concederam a Medalha de Honra ao Mérito Vereadora Dalila Vera Cruz,concedida a mulheres que se destacam por suas contribuições ao município.

A cerimônia iniciou sob a presidência do vereador Luiz dos Passos Jr, presidente da Casa de Duarte Coelho. Na sequência, o parlamentar passou a presidência da sessão para a vereadora Erica Uchôa, que conduziu a solenidade durante a entrega de todas as medalhas.

Para evidenciar a atuação das mulheres na política e em demais espaços sociais, as vereadoras Irene Marques e Prazeres Barbosa também compuseram a mesa de honra, atuando na secretaria da sessão solene. Completando o dispositivo, se uniram às parlamentares municipais a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, a senadora Teresa Leitão e a promotora de Justiça Rosemilly Pollyana Oliveira de Souza.

Durante o evento, foi destacada a trajetória de Dalila Vera Cruz, personalidade que dá nome à honraria. Primeira vereadora mulher e negra da história de Igarassu, Dalila era, como já explicou o professor Jorge Barreto, conhecida como a "candidata que nasceu do povo, para defesa do povo".

Foi eleita em 1947 e reeleita em 1955, com toda a sua vida e atuação política sendo voltadas para solução dos problemas da população mais carente do município. Entre os temas que mais defendeu está a proteção da criança, em uma época em que as políticas públicas pouco faziam neste sentido.

A primeira pessoa homenageada durante a sessão solene foi a promotora de Justiça Pollyana de Souza. Ela recebeu a condecoração das mãos da vereadora Erica Uchôa.

“Uma mulher íntegra, uma excelente profissional, da qual a nossa cidade só teve a ganhar com o seu trabalho. Hoje ela atua na promotoria da nossa cidade vizinha, Goiana, mas com certeza deixou seu legado de trabalho e dedicação aqui na nossa Igarassu”, comentou a parlamentar.

Entre as homenageadas também estava a senadora da República Teresa Leitão, primeira mulher eleita para ocupar o cargo por Pernambuco. Professora e com uma trajetória dedicada à educação, ela recebeu a medalha da vereadora Irene Marques.

Como sempre, louvo as mulheres pioneiras, as que abriram caminhos na política, na sociedade, na ciência. Mulheres como Dalila Vera Cruz, primeira vereadora, mulher e negra, da cidade histórica de Igarassu. E dou as boas-vindas às que nos sucedem, às que ampliam a participação efetiva da mulher no mundo, em todos os espaços”, comentou a senadora.

A cerimônia de entrega da Medalha Vereadora Dalila Vera Cruz foi acompanhada presencialmente pelo público no plenário da Câmara Municipal de Igarassu e transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook.

Assista à sessão solene clicando nos links abaixo.

Sessão Solene para Entrega da Medalha Vereadora Dalila Vera Cruz - Parte 1

Sessão Solene para Entrega da Medalha Vereadora Dalila Vera Cruz - Parte 2

Confira, abaixo, a relação com as mulheres agraciadas com a Medalha Duarte Coelho na última quinta (30):

Ana Maria Guedes Wanderley - homenageada pela vereador Elvis Henrique

Carla Patrícia Ferreira de Lima e Silva - homenageada pelo vereador Irmão Darlan

Eunice Correia Albuquerque da Silva - homenageada pelo vereador Son Albuquerque

Josinete Gomes da Silva - homenageada pelo vereador Neinho do Povo