Câmara de Igarassu recebe palestra sobre autismo

por Câmara de Igarassu — publicado 26/04/2022 18h03, última modificação 26/04/2022 18h03
Palestra foi conduzida pela enfermeira Jocileide Trindade
Câmara de Igarassu recebe palestra sobre autismo

Palestra foi conduzida pela enfermeira Jocileide Trindade - Foto: Câmara de Igarassu

A Câmara Municipal de Igarassu recebeu, nesta terça-feira (26), uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que foi conduzida pela enfermeira Jocileide Trindade, mãe de três filhos, sendo o mais novo, Gabriel, de 12 anos, uma criança com autismo.

Durante o evento, que ocorreu no plenário da Câmara, a enfermeira abordou características que podem ser comuns a pessoas com autismo e falou sobre sua própria vivência enquanto mãe. Um dos maiores desafios, que costuma, inclusive, ser relatado por diferentes pais, é a dificuldade de aceitação e o preconceito sofrido diante da sociedade.

Entre os pontos destacados pela profissional sobre as questões comportamentais de pessoas com TEA estão a dificuldade de atenção ou de concentração em uma única atividade e a falta de medo diante de situações consideradas perigosas, como brincadeiras com fogo ou em escadas mais altas.

Conforme ressaltou a profissional, é essencial que o diagnóstico seja efetuado por um neuropediatra, que poderá avaliar corretamente a criança. Confirmado o autismo, o tratamento multidisciplinar, que inclui terapias ocupacionais e sensoriais, torna-se fundamental para a qualidade de vida da pessoa com o espectro.

“Essa criança autista precisa ter isso”, comentou Jocileide, acrescentando que uma das especialidades essenciais é a fonoaudiologia. “Fono é uma profissional essencial para o tratamento com autismo”, destacou. A palestrante também falou sobre os símbolos que fazem alusão ao espectro, explicando que a cor azul foi escolhida em razão de o autismo ser mais comum em pessoas do sexo masculino.

No Brasil, existem diferentes legislações que dispõem sobre os direitos das pessoas com autismo. Em 2012, a Lei nº 12.764, conhecida como Lei Berenice Piana, instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que assegura, entre outros pontos, o acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde.

Em 2020, o governo federal sancionou a Lei Nº 13.977, conhecida como Lei Romeo Mion, que estabelece a emissão de uma Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No âmbito municipal, a Prefeitura de de Igarassu sancionou, também em 2020, a Política Municipal dos Direitos das Pessoas com Transtornos do Espectro Autista, aprovada pela Câmara de Vereadores. Saiba mais sobre essa legislação clicando aqui.