Câmara de Igarassu recebe placa em homenagem à Junta Governativa de Goiana e à Convenção de Beberibe

por Alana Lima publicado 19/10/2021 12h30, última modificação 19/10/2021 12h59
Iniciativa faz parte do projeto "Paredes que Contam a História"

A Câmara Municipal de Igarassu foi palco de uma cerimônia em homenagem aos 200 anos da Junta Governativa de Goiana e da Convenção de Beberibe. O evento que aconteceu nessa segunda-feira (18) foi organizado pelo Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Goiana e recebeu membros Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, do Instituto Histórico de Olinda e do Museu da Cidade do Recife. Também participaram da cerimônia personalidades políticas de Igarassu e de Pernambuco. Representando a Casa de Duarte Coelho, estiveram presentes a presidente Erica Uchôa (PTB) e a vereadora Irene Marques (PT).

Como parte do projeto "Paredes que Contam a História", foi instalada uma placa dentro do prédio da Câmara de Igarassu alusiva ao bicentenário da Junta Governativa de Goiana e da Convenção de Beberibe. Igarassu foi escolhida devido ao envolvimento ativo de membros da cidade nos acontecimentos libertários de 1821, entre eles Francisco Pedro Bezerra de Mello.

   Placa comemorativa 1           Placa comemorativa 2          Placa comemorativa 3

Na cerimônia de descerramento da placa, a presidente da Casa Duarte Coelho, vereadora Erica Uchôa celebrou o passado de lutas históricas de Igarassu. Nhelma Magda, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu, também comemorou a instalação do marco histórico na Casa de Duarte Coelho. Já o professor João Morais, membro de IHGIgarassu e da Academia de Letras de Igarassu, relembrou a importância da Junta Governativa de Goiana e da Convenção de Beberibe como símbolo de liberdade e democracia.