Enfermeira alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

por Alana Lima publicado 20/10/2021 17h15, última modificação 20/10/2021 17h15
Palestra na Casa de Duarte Coelho fez parte da programação do Outubro Rosa

Na manhã dessa terça-feira (19), as servidoras e servidores da Câmara Municipal de Igarassu participaram de palestra sobre o câncer de mama. A convite da presidente Erica Uchôa (PTB), a enfermeira Joana Darc trouxe dados sobre a doença e esclareceu dúvidas sobre prevenção e tratamento.

Estima-se que mais de 57 mil mulheres serão diagnosticadas com a doença nos próximos anos. Alguns fatores de risco que precisamos ficar atentos é a obesidade, o uso precoce e excessivo de anticoncepcional e maus hábitos no estilo de vida, como o sedentarismo.

Em Igarassu, há profissionais e serviços de atendimento, como mastologistas e o Carro da Mama, que voltou a circular.  É importante que as mulheres todos os anos realizem seus exames de prevenção. A profissional também esclareceu que, apesar de ser mais comum entre as mulheres, o câncer de mama também atinge aos homens, que devem se cuidar e também orientar suas parceiras.

Previna-se, cuide-se, ame-se!