Hospital de Campanha

por adm publicado 26/05/2020 13h31, última modificação 26/05/2020 13h31

Por unanimidade, os vereadores de Igarassu aprovaram na sessão remota da última quinta-feira (21), a destinação do valor total de suas Emendas Impositivas apresentadas ao orçamento do município de 2020 para a instalação de um hospital de campanha na cidade.

A soma total dos recursos destinados através das Emendas chega a R$6,2 milhões, que foram reservados no orçamento municipal para realização de obras, projetos ou repasses às instituições. O mecanismo de remanejamento das Emendas acontece em um momento atípico, uma vez que o município tem apresentando dia-a-dia, uma curva de ascendência no número de contaminados e de óbitos registrados em decorrência do novo Coronavírus.

“Neste momento de pandemia é preciso que a prefeitura disponibilize recursos para diversas ações no fortalecimento do sistema de saúde pública, inclusive a instalação de um Hospital de Campanha. O dinheiro das emendas parlamentares irá ajudar o executivo a salvar vidas e vale salientar que todos os vereadores concordaram com essa transferência”, ressalta o presidente Câmara Municipal de Igarassu, Ademar de Barros (PSB).

Os hospitais de campanha são estruturas temporárias, feitas para cuidar das pessoas infectadas e que precisam ficar no isolamento, fato que nem sempre é possível acontecer devido às condições precárias de moradia de várias famílias igarassuenses. Nesse tipo de hospital, são realizados os primeiros atendimentos e até o internamento, caso necessário. Se o paciente tiver o quadro clínico agravado, poderá ser transferido com segurança para hospitais de maior complexidade. De acordo com o presidente da Casa, todos os vereadores estão preocupados com a situação da pandemia no município.

Com o resultado da sessão plenária remota, a Câmara Municipal de Igarassu estará enviando ofício ao chefe do poder executivo, Mário Ricardo (PTB) para que o mesmo delibere sobre a utilização do recurso das emendas na instalação do Hospital de Campanha.