Na Câmara, Compesa anuncia obras para melhorar abastecimento de água em Igarassu

por Alana Lima publicado 15/10/2021 00h25, última modificação 15/10/2021 00h27
Vereadores comemoraram o anúncio que vai trazer mais qualidade de vida aos moradores da cidade

A convite da presidente Erica Uchôa (PTB), representantes da Compesa participaram de reunião com os vereadores de Igarassu, nessa quinta-feira (14), para tratar do abastecimento de água na cidade. A expectativa é de que com os investimentos na ordem de R$ 27 milhões para a ativação de novos e antigos poços, adutoras, interligações  e melhorias na rede, a população de Igarassu deixe de sofrer com a falta de água. "Igarassu vai ser o primeiro município a ficar independente da barragem de Botafogo", afirmou Nyadja Menezes, Diretora da Região Metropolitana. De acordo com a diretora, 2022 vai ser um ano muito bom para os igarassuenses com relação à água, já que muitas das obras têm previsão de conclusão no fim de 2021.

Na reunião, a gerente Regional da Compesa, Mirella Araújo, apresentou o mapa das entregas. Entre elas, a adutora em Erasmo Martins, com obra já concluída e benefício para mais de 2 mil pessoas. O reservatório de Agamenon Magalhães também já foi concluído impactando mais de 8 mil habitantes. Em andamento, a adutora do Pitanga II, que vai beneficiar também os moradores do Pitanga I, das Oliveiras e do Tropical e que deve ter uma etapa entregue ainda este mês. Já as obras da adutora do novo poço em Encanto Igarassu e no Sítio dos Marcos devem começar em outubro e vão beneficiar mais de 6 mil moradores das áreas.

A vereadora Erica Uchôa (PTB) agradeceu a disponibilidade da equipe técnica da Compesa e questionou a atual situação em que a água de Botafogo é enviada para outros municípios e deixa Igarassu com rodízio de abastecimento. A diretora Nyadja Menezes afirmou que a priorização do município com todas essas obras é um reconhecimento da Compesa da importância de Igarassu para o abastecimento de diversas cidades da região Norte do estado. As melhorias vão trazer independência e autonomia a Igarassu, o que vai possibilitar a diminuição e até o fim do rodízio na cidade. A vereadora Irene Marques (PT), o vereador Jonas Pessoa (Podemos) e a assessoria do vereador Son Albuquerque (PSL) também agradeceram a disponibilidade e o trabalho da Compesa e comemoraram a expectativa de abastecimento de água  24 horas nas áreas que vão receber os novos poços.