Projeto de lei prevê troca de material reciclável por alimentos em Igarassu

por cmig / Alana Lima — publicado 07/04/2021 09h30, última modificação 07/04/2021 17h32
Colaboradores: Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Para ajudar no combate à fome, incentivar a coleta seletiva e a preservação do meio ambiente, foi aprovada, na 12ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Igarassu, o Projeto de Lei 3237/21 que cria o programa Eco Vida. A proposta é de autoria do vereador Anderson Trindade (Solidariedade) e prevê a troca de material reciclável por alimentos.

De acordo com a lei, o material reciclável (papel, papelão, plástico, vidro, sucata, entre outros) será trocado por alimentos que forem adquiridos pelo município. A troca será feita quinzenalmente e normatização do Poder Executivo determinará a relação entre a quantidade/peso dos materiais recicláveis e dos alimentos entregues à população.

DIA DO RECICLADOR

E outra proposta marca o dia 22 de novembro como o Dia do Reciclador e da Reciclagem em Igarassu. O Projeto de Lei 3236/21 também é de autoria do vereador Anderson Trindade (Solidariedade) e foi aprovado por unanimidade na Casa Duarte Coelho na mesma sessão.

O PL ainda prevê que a semana que antecede a data seja destinada à realização de atividades sobre a importância da reciclagem para a conservação do meio ambiente. Essas ações podem ser desenvolvidas nas escolas da rede pública e privada do município e devem contar com a participação de cooperativas de recicladores.

Ao falar sobre os dois projetos aprovados, o vereador Anderson Trindade destacou que "só quem ganha é o município e o povo de Igarassu". Ele destacou a importância da reciclagem na redução da poluição, como forma de ocupação e renda para os catadores e de economia de matérias primas e de energia. Os projetos seguem para sanção do Poder Executivo Municipal.

- Projeto de Lei 3236/21
- Projeto de Lei 3237/21