Vereadores e servidores participam do "Abraço da Paz em Igarassu"

por cmig / Alana Lima — publicado 21/05/2021 07h15, última modificação 21/05/2021 09h36

Há 21 anos, a Lei 2328/00 criou o "Dia Municipal da Paz de Igarassu" a ser celebrado todo 21 de maio. Para marcar a data e promover a cultura de paz, o Projeto Mãos Promovendo a Paz e a Academia Igarassuense de Cultura e Letras criaram o "Abraço da Paz em Igarassu". Esta terceira edição traz como tema o fim da violência contra as mulheres, questão que foi agravada com a pandemia da Covid-19 pelo caráter específico dos crimes, que são cometidos no ambiente doméstico. Mais do que nunca, discutir essa temática se tornou importante e a Câmara Municipal de Igarassu faz questão de participar desse momento.

Dessa forma, ao longo do dia vamos participar do "Abraço da Paz" compartilhando nas redes sociais nossos vereadores, servidores e suas famílias em autoabraços, como forma de lembrar a importância da promoção da paz em Igarassu. Quem também quiser participar, basta postar no feed uma foto sua ou com sua família no Instagram. Para confirmar a participação, você deve seguir a conta @mppazbrazil, que é a organizadora do evento, e inserir a #igarassupelapaz2021. Neste ano, a ação é toda online.

Segundo a Lei 11340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, são formas de violência doméstica e familiar contra a mulher a violência física, psicológica, sexual, patrimonial e a moral. Ou seja, a vítima de violência contra a mulher não é apenas aquela que apanha do companheiro, mas também a que é humilhada, obrigada a ter relações sexuais, aquela que não tem autonomia quanto a seus bens materiais, entre outros casos. De acordo com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em 2020, o país registrou 105.821 denúncias de violência contra a mulher. Denúncias podem ser feitas no telefone 100, 180 ou com envio de mensagem de Whatsapp para (61) 99656-5008. Também há várias entidades e ONGs empenhadas em ajudar mulheres que passam por esse tipo de situação. O Instituto Maria da Penha é um deles.

Mais informações:
Lei 11340/06