10ª SESSÃO ORDINÁRIA - 2021

por Cämara de Igarassu publicado 04/03/2021 15h25, última modificação 04/03/2021 19h55


Nesta quinta-feira (4), foi realizada a 10ª Sessão Ordinária da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Igarassu. A plenária teve início às 10h.  Os representantes do legislativo municipal fizeram várias indicações de melhorias na cidade e vários projetos foram aprovados na Ordem do Dia e devem seguir para o Poder Executivo.

TRIBUNA LIVRE - O vereador Som Albuquerque fez uso da palavra para pedir ao governador de Pernambuco que escute os vereadores de vários municípios que solicitam que os templos religiosos sejam considerados serviços essenciais e assim possam continuar funcionando nos finais de semana. O parlamentar destacou a importância de se continuar seguindo as normas de distanciamento social, uso de máscara e álcool, mas invocou a liberdade de culto para que as igrejas tenham funcionamento flexibilizado. Os vereadores Jonas Pessoa, Neinho do Povo, Elvis Henrique e Irmão Darlan também usaram a tribuna para reiterar a indicação e o pedido do vereador Som Albuquerque e destacaram o papel das igrejas como instituição de atendimento psicológico, social e espiritual da população. De acordo com decreto estadual, as igrejas e os templos religiosos só podem funcionar de segunda a sexta, das 5h às 20h, devendo permanecer fechadas aos fins de semana. As medidas são válidas até 17 de março.

Já o vereador Luiz dos Passos Júnior usou a palavra para defender a indicação de que as academias de ginástica também sejam consideradas atividades essenciais. O parlamentar apresentou dados científicos que apontam que a atividade física fortalece o sistema imunológico e que, por isso, é uma aliada no combate à Covid 19.

A vereadora Erica Uchôa fez indicação, subscrita pelos demais vereadores, para que o município de Igarassu faça parte do consórcio municipal para compra de vacinas contra a Covid 19. De acordo com a Agência Brasil, "a ideia é que as prefeituras possam comprar as vacinas caso o Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, não seja capaz de suprir toda a demanda". Na sessão, o vereador Maguila também usou a tribuna para criticar a falta de vacina no país e reiterou a importância de Igarassu fazer parte do consórcio organizado pela Federação Nacional de Prefeitos.

Na sessão também foi aprovado o projeto de lei n 3229/20, de autoria do Poder Executivo, com parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e da Comissão de Finanças e Orçamento,  que dispõe sobre a atualização do plano plurianual do quadriênio 2018 a 2021 do Governo do Município de Igarassu, referente ao exercício 2021.

E o vereador Aristóteles realizou pedido de informação à Empresa de Limpeza Urbana de Igarassu quanto ao número de funcionários e à melhoria do serviço de limpeza pensando, sobretudo, no período de inverno que se aproxima.

Confira a sessão, na íntegra, no vídeo que abre a matéria. Todas as sessões são transmitidas, ao vivo, no www.facebook.com/cmigarassuoficial