12ª Sessão Ordinária - 2º Período - 2021

por cmig / Alana Lima — publicado 17/06/2021 20h25, última modificação 13/07/2021 14h11

Nesta quinta-feira (17), foi realizada a 12ª Sessão Ordinária, do 2º Período, da 1ª Sessão Legislativa, da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Igarassu. Os representantes do legislativo municipal fizeram várias indicações de melhorias na cidade e vários projetos foram aprovados na Ordem do Dia e devem seguir para o Poder Executivo. Também foram aprovados os seguintes projetos de lei:

  • De autoria do vereador Anderson Trindade (Solidariedade):


PL Nº 3.249/21 - Dispõe sobre a inclusão dos profissionais de limpeza urbana e da coleta de lixo, bem como cuidadores de idosos no plano de imunização contra a covid-19.
PL Nº 3248/21 - Institui que 30% dos alimentos para merenda escolar sejam adquiridos dos produtores locais.    
PL Nº 3244/21 - Dispõe sobre a denominação de via pública. “próxima área de Lazer de Cruz de Rebouças, entre as ruas José Cavalcanti e São Benedito.”    

  • De autoria do vereador Tote (PSB):


PL Nº 3232/21 - Institui o Código Municipal de Limpeza Urbana de Igarassu.

  • De autoria da vereadora Erica Uchôa (PTB):


PL Nº 3256/21 - Denominação de logradouro público e dá outras providências. “Rua Vereador Romário Xavier das Silva, conhecida como Rua da Assembleia de Deus, localizada entre a Escola João Santos Filho e a Assembleia de Deus, em Nova Cruz II.    
PL Nº 3254/21 - Dispõe sobre a propositura de ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas municipais.    
PL Nº 3253/21 - Dispõe sobre a Criação do Banco de Empregos para mulheres vítimas de violência doméstica.    
PL Nº 3250/21 - Dispõe sobre a responsabilidade das empresas pela lavagem dos uniformes de seus empregados e dá outras providências.    
PL Nº 3251/21 - Dispõe sobre a disponibilidade de moradias populares a mulheres vítimas de violência conjugal.     
PL Nº 3261/21 - Institui o Selo de Responsabilidade Social “Parceira das Mulheres”, certificando empresas, entidades e outras instituições que priorizam a contratação de mulheres vítimas de violência doméstica.

  • De autoria do vereador Son Albuquerque (PSL):


PL Nº 3255/21 - Dispõe sobre a denominação de logradouro público e dá outras providências. “Rua José Juvenal da Silva, atualmente 1ª Travessa Frei Miguelinho, em Cruz de Rebouças.”   

  • De autoria do vereador Luiz dos Passos Júnior (PTC), subscrito pela vereadora Erica Uchôa (PTB):


PL Nº 3262/21 - Fornecimento de absorventes higiênicos para as escolas municipais.

  • De autoria do vereador Luiz dos Passos Júnior (PTC):


PL Nº 3257/21 - Institui as bases para a elaboração da Política Municipal de Promoção dos Direitos dos Migrantes, Refugiados e Apátridas.    
PL Nº 3245/21 - Cria o Programa de Erradicação da Casa de Taipa no Município de Igarassu.    
PL Nº 3.266/21 - Dispõe sobre a implantação do Prontuário Eletrônico dos Pacientes na rede municipal de Saúde de Igarassu e dá outras providências.

  • De autoria da vereadora Maria dos Prazeres (PCdoB):


PL Nº 3.264/21 - Cria o Serviço Social Escolar das escolas públicas do município de Igarassu e dá outras providências. 

  • De autoria do vereador Jonas Pessoa (Podemos):


PL Nº 3.258 - Dispõe sobre denominação de logradouro público e dá outras providências. “Unidade de Saúde da Família Erasmo Martins do Carmo, o Posto de Saúde da Família da Bela Vista.”

  • De autoria do vereador Neinho do Povo (Podemos)


PL 3.265/21 - Dispõe sobre a ampliação do teste do pezinho, teste de triagem neonatal, para que sejam rastreados outros tipos de doenças raras, no âmbito do município de Igarassu, e dá outras providências.    

  • De autoria do Poder Executivo:

    
PL Nº 3260/21 - Institui o Ipê-Branco (Tabebuia elíptica) a árvore símbolo da Cidade de Igarassu, Pernambuco.  
PL Nº 3.263/21 - Altera a Lei Municipal nº 2.548/2004, que dispõe sobre doação de bem imóvel a Aldeias Infantis SOS Brasil, e dá outras providências.

Também foram aprovados os seguintes projetos de resolução:

  • De autoria da Mesa Diretora:


PR Nº 594/21 - Altera-se o Art. 170 da resolução nº 588/2019 (Regimento Interno da Câmara Municipal de Igarassu).

  • De autoria do vereador Tote (PSB):


PR Nº 593/21 - Institui o Memorial do Parlamento e Acervo da Câmara Municipal, cria o Programa Escola de Processo Legislativo e Cidadania no âmbito do Poder Legislativo.


TRIBUNA LIVRE - O vereador Roosivelt (PTB) fez uso da tribuna para cobrar a distribuição proporcional da vacina Coronavac por parte do Governo de Pernambuco, já que Igarassu registra um atraso de mais de 3 mil pessoas em relação à segunda dose do imunizante.

De forma remota, o parlamentar Lula do Lazerão (Cidadania) questionou a qualidade e a quantidade dos alimentos distribuídos aos estudantes da rede municipal de Igarassu.

Já o vereador Luiz dos Passos Júnior (PTC) fez uso da palavra para defender os projetos de lei propostos por ele e colocados em votação na sessão.
 
Por causa da Covid, as sessões da Câmara estão acontecendo de forma remota e com acesso proibido ao público. Elas são transmitidas, ao vivo, pelo Facebook.