Vereadores aprovam projeto de lei que prevê distribuição de absorventes a jovens estudantes de Igarassu

por cmig / Alana Lima — publicado 30/06/2021 13h55, última modificação 02/07/2021 12h25

Com o objetivo de combater a pobreza menstrual e garantir condições adequadas de saúde e de higiene às jovens de Igarassu, foi aprovado em segunda votação e por unanimidade, na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei 3262/21, que trata sobre o fornecimento de absorventes higiênicos para as escolas públicas municipais. A proposta é de autoria do vereador Luiz dos Passos Júnior (PTC), subscrita pela vereadora Erica Uchôa (PTB) e segue para apreciação da prefeita Elcione Ramos (PTB).

Na tribuna da Casa Duarte Coelho, durante a 12ª Sessão Ordinária, o vereador Luiz dos Passos Júnior trouxe dados da ONU que relacionam a evasão escolar ao período menstrual. "Durante mais ou menos uma semana por mês, professores começaram a constatar que algumas alunas faltavam às aulas. Ficou comprovado que elas não iam à escola por estarem menstruadas e por não terem condições econômicas de adquirir absorventes", explicou. Como alternativa, muitas jovens utilizam jornais, retalhos de roupa e até miolo de pão, o que pode colocar em risco a saúde delas.

Erica Uchôa e Luiz dos Passos Júnior

Também atenta à problemática da pobreza menstrual que vem sendo discutida nacionalmente, a vereadora Erica Uchôa já havia feito uma indicação ao Poder Executivo Municipal sugerindo a distribuição de kits com absorventes higiênicos às jovens de baixa renda. Dessa forma, se somou ao projeto do vereador Luizinho. "Eu me sinto muito lisonjeada em poder subscrever esse projeto. Por ser mulher, sei muito bem como pode ser difícil o período menstrual, ainda mais sem as condições adequadas de higiene. Fico muito feliz em poder atender essa demanda das jovens de Igarassu e comovida com a sensibilidade do vereador", afirmou a presidente da Casa Duarte Coelho.

De acordo com o projeto, o fornecimento de absorventes higiênicos será feito nas escolas públicas da rede municipal de Igarassu para estudantes em período menstrual, de baixa renda ou que vivem em situação de extrema pobreza. A distribuição fica a cargo do Poder Executivo Municipal de acordo com a realidade orçamentária.

Projeto de Lei 3262/21